Nesta quarta-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues recebeu a visita do embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes. O encontro, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, contou com as presenças dos secretários do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, da Cultura, Bruno Monteiro, de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, da Agricultura, Wallisson Torres, de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, e do Turismo, Maurício Bacelar, além de gestores de diversos órgãos baianos, como BahiaInvest, Bahiater.
“O Brasil não é Brasília, é muito mais. A força do Brasil, a minha opinião, a minha experiência, são os estados. E, por isso, é muito importante conhecer os estados. Então, ouvir os comentários dos senhores, é muito importante para mim estar aqui”, pontuou o embaixador Peter Claes.
“Nós estaremos amanhã recebendo o presidente Lula. Eu vou levar essa sua preocupação e desejo, para que a relação do Brasil esteja de acordo com as expectativas. Independente que venha para a Bahia ou outro estado, eu sou um parceiro do presidente. Se for na Bahia, é melhor”, explicou o governador Jerônimo Rodrigues, reforçando a união dos estados para que o país siga avançando em vários setores.
O objetivo desta reunião foi estreitar a relação entre o país europeu e a Bahia, com foco em pontos estratégicos como portos, infraestrutura, energia verde, atração de empresas e educação e pesquisa. Na ocasião, foram apresentados interesses em cooperação para o intercâmbio cultural e turístico. A Bahia é destaque nesta área, sendo o principal destino de visitantes do Brasil e de outros países.
Entre as propostas, troca de conhecimento e parceria entre chocolateiros belgas e produtores baianos, para levar o cacau para a Bélgica e, com isso, ampliar a participação dos produtos da agricultura familiar baiana no mercado internacional.
Entre novembro e dezembro, uma missão econômica belga, composta por 500 integrantes, irá passar por Rio de Janeiro e São Paulo. A Bahia foi convidada a participar do encontro, apresentando áreas de atuação e prospectando investimentos.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA